Aguarela

A aguarela é uma tinta composta por elementos muito finos, soluvéis em água, aglutinados com goma-arábica, aos quais se adiciona glicerina para dar viscosidade.

Apresenta-se em pastilhas, tubos ou frascos, estes últimos sobretudo utilizados na execução de trabalhos de maiores dimensões.

Há várias marcas de aguarelas, sendo também a sua qualidade muito variável. As aguarelas de boa qualidade são muito caras, muito embora a paleta básica necessite de poucas cores para se obterem óptimos resultados.

A capacidade de mistura das cores é uma das características principais da aguarela. As cores misturam-se perfeitamente entre si e permitem inúmeras sobreposições.

Dependendo da quantidade de água e de pigmento misturado, permitem coloridos suaves ou cores intensas e luminosas.

Deve-se começar sempre pelas cores mais claras, deixando por pintar as zonas luminosas ou de branco e seguindo para as mais escuras.

Contrariamente à técnica do guache, não é possível acrescentar branco ou sobrepor uma cor clara a uma cor escura. O branco (quando existe nas embalagens) só deve ser utilizado para retoque e não para clarear as cores.

Paleta básica

 
Anterior   
1 / 3   
Seguinte