Pastel seco

O pastel seco (ou pastel de giz) é um material muito antigo. À semelhança do pastel de óleo e do lápis de cera, apresenta-se em barras cilíndricas ou quadradas.

O pigmento é misturado geralmente com goma-arábica (espécie de cola) que funciona como aglutinante.

 

O resultado da técnica de pastel usada pelo pintor francês La Tour assemelha-se muito ao de uma pintura,especialmente se olharmos à distância.

 

Edgar Degas, um pintor do século XIX, também utilizou com frequência a técnica do pastel segundo uma característica distinta: a impressão dos riscos feitos pelas barras de pastel é deixada propositadamente, sem esfregar, permitindo uma maior expressão.

O mesmo acontece no exemplo apresentado na página 3, da pintora Paula Rego.

Podemos considerar o pastel seco como uma técnica quer de desenho quer de pintura. Devido às suas características de dureza é utilizado segundo dois processos: deixando perceber o riscado das linhas ou através do esfregado (geralmente com os dedos), diluindo essas mesmas linhas e criando áreas de cores lisas e de tonalidades.

 

La Tour, Monsieur Duval de l'Epinoy, 1974

 
Anterior   
1 / 3   
Seguinte
 

Pastel de óleo

A técnica do pastel de óleo é em tudo semelhante à técnica dos lápis de cera. O seu aspecto é também semelhante às ceras. A diferença principal está no aglutinante que, neste caso, não é uma cera mas sim um óleo, o que os torna muito mais gordurosos.

 

O pastel seco ou gordo (pastel a óleo) é um excelente meio de desenho, permitindo traços e linhas de grande expressividade.

As barras de pastel, podem ser utillizadas afiadas para traços finos, linhas e pontos, ou usadas de lado, em forma de barra, permitindo pintar manchas e superfícies de diversas dimensões. Assim, produz linhas largas e ondulantes ou linhas finas e precisas.

Podemos esbater cores pela sobreposição de camadas.

O pastel é um excelente material para a criação de texturas visuais. A aplicação de traços laterais permite a criação de áreas sólidas para polir ou esfumar uma cor sobre outra.

Com o pastel também podes misturar duas ou mais cores, dando origem, assim, a outras.

 
Anterior   
2 / 3   
Seguinte
 

Suportes

Os suportes para o pastel são em tudo semelhantes aos indicados para os lápis de cera.

 

Recursos

Para que possas compreender melhor a potencialidade criativa da utilização do pastel, observa o vídeo com atenção.

Para fechares o vídeo, clica em cima do vídeo e depois na tecla Esc.

 

Edgar Degas, Rapariga Descansando na Cama, 1893

Paula Rego, Repose, 2002

 
Anterior   
3 / 3   
Seguinte