Lápis de cera

Os lápis de cera são uma mistura de pigmentos com cera de abelha.

Apresentam-se em forma de barras cilíndricas com alguma espessura, pelo que não permitem trabalhos com grande pormenor.

Dependendo da quantidade e qualidade da cera e do pigmento, os lápis de cera podem ser duros ou macios e de cores mais ou menos intensas, e permitem a aplicação de cores claras sobre cores escuras, pelo que poderás criar efeitos de transparência ou de opacidade.

Segundo a pressão que exerces, obténs resultados distintos: zonas que deixam ver o traço e o suporte ou então superfícies totalmente preenchidas.

Sobre o papel branco a luminosidade da cor é maior.

Os lápis de cera são resistentes à agua, macios, fáceis de usar e muito económicos. São soluvéis em terebentina.

Os lápis de cera pintam por fricção, esfumam-se com os dedos ou diluem-se com o pincel molhado em essência de terebentina, originando manchas e degradés, semelhantes a aguadas.

São dificéis de apagar, tendo de, primeiro, ser raspados com lâmina. Raspando a cor escura sobreposta à mais clara, faz afluir a primeira cor, obtendo-se efeitos interessantes.

 

 
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A pintura a cera é uma das técnicas mais antigas, praticada já nas Civilizações Antigas e Clássicas.

A cera é um instrumento de desenho e pintura gordo, que pode ser diluído ou levemente aquecido, para fluir melhor.

A expressão desta técnica é obtida pela repetição sucessiva de traços e linhas.

Deves limpar frequentemente as pontas dos lápis com papel absorvente, para não sujares com cores indesejadas o próprio desenho.

 

Suportes

Os lápis de cera podem ser aplicados sobre papel, cartão, vidro, madeira, couro, tecido, pedra, etc.

No que diz respeito aos papéis, deves recorrer a papéis de gramagem elevada ou então a cartolinas ou cartões. Os cartões reciclados, para além de baratos e resistentes, apresentam superficíes rugosas ideias para fixar a cera.

Em superfícies muito lisas, a cera não adere facilmente nem permite sobreposição de cores.

Os papéis coloridos, do tipo Canson ou Ingres são uma boa alternativa aos suportes brancos.

 
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Recursos

Para que possas compreender melhor a potencialidade criativa da utilização do pastel, observa o vídeo com atenção.

Para fechares o vídeo, clica em cima do vídeo e depois na tecla Esc.

Joan Miró, Mulher, 1975

Lorenzo Mattotti, Away-Far-Away, 1994

 
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